Pela quinta vez desde o primeiro WordCamp em 2011, Lisboa volta a receber o mais importante evento WordPress. Ao longo destes anos a plataforma tem vindo a afirmar-se como a escolha de eleição para a publicação online também no nosso país.

O ISCTE será, mais uma vez, o anfitrião da festa da Comunidade Portuguesa de WordPress, que se dividirá por dois dias, 18 e 19 de Maio.

Com o programa ainda em construção, o que podemos para já antever é que no primeiro dia se concentrarão as apresentações e workshops de iniciação, e que no segundo dia, com ênfase especial na contribuição para a plataforma, teremos áreas específicas de contribuição e workshops técnicos.

Prestes a completar 16 anos, o WordPress atravessa, como qualquer adolescente, uma época de grande agitação.

É o mais usado sistema de gestão de conteúdos, responsável por cerca de 33% dos sites na web, com mais de 7 milhões de descarregamentos da última versão (cerca de 600 mil em português de Portugal), mas enfrenta cada vez mais concorrência de soluções novas, de frameworks modernas e populares, de um ritmo cada vez mais acelerado e que não perdoa a dívida tecnológica que a retrocompatibilidade, uma marca do WordPress, carrega consigo.

Com o final de 2018 chegou a introdução do novo editor do WordPress, o tão aguardado (e polémico) Gutenberg. A sua integração é um desafio que ainda agora se começa a perceber, que é tão dinamizadora quanto geradora de receios e incompreensões. Será que este novo editor vai tornar a vida mais fácil para os novos utilizadores?

Este e outros temas e questões darão o mote ao WordCamp Lisboa 2019.

Quem nunca foi, o que pode esperar?

Antes de mais, pode esperar uma comunidade aberta, pronta a receber e a partilhar. A filosofia por trás do WordCamp, e por trás do WordPress, é precisamente haver lugar para todos, desde os mais experientes nas linguagens da internet e das máquinas até aos que estão no início da sua experiência como autores, gestores de conteúdos, webdesigners, empreendedores, vendedores…

Todos os WordCamps são diferentes, mas todos têm em comum a informalidade e a partilha. Participar num WordCamp é uma forma acessível e agradável de fazer parte de algo que ajuda a movimentar o mundo, de aprender e de ensinar.

É um evento a não perder.

Nas próximas semanas iremos dando mais informação sobre o que se pode esperar do WordCamp Lisboa 2019. Entretanto, não deixes de subscrever as actualizações deste site do evento, para não perderes o que vai acontecendo.

O WordCamp faz-se contigo

Tal como o WordPress, o WordCamp é um evento que é feito por todos os que colaboram. Se queres participar na organização do evento, não deixes de responder à chamada, vem ajudar. Já podes submeter uma comunicação!

Quando os bilhetes estiverem disponíveis, garante desde logo a tua participação, e divulga o evento o mais possível, para que possamos fazer deste um grande WordCamp.

Publicado por Alvaro Gois dos Santos

Formou-se em Psicologia e desenvolveu actividade profissional na área gráfica desde os anos 1980. Dedicou-se à edição, tradução, revisão, design e ao WordPress. Em 2005 criou a ovni, editora dedicada a géneros menos comuns. Actualmente colabora com a Empower (https://empower-up.pt). Apaixonado pela flexibilidade e simplicidade de processos do WordPress, procura privilegiar a usabilidade dos suportes, sejam digitais ou analógicos. Faz parte da Comunidade Portuguesa de WordPress (https://wp-portugal.com), é tradutor, gestor de idioma do WordPress para Portugal e participa na organização de WordCamps. I majored in Psychology and have worked with graphic design and DP since the 1980s. I've done editing, translation, proofreading, design, and websites with WordPress. In 2005 I created my own press, called ovni, dedicated to microfiction. Currently I work with Empower (https://empower-up.pt). Passionate about the flexibility and simplicity of processes when using WordPress, I give special attention to media usability, digital or analog. I'm a part of the Portuguese WordPress Community (https://wp-portugal.com), translating and managing the Portuguese WordPress version and organizing WordCamps.

WordCamp Lisboa 2019 is over. Check out the next edition!